Descupinização em Igrejas Históricas: Proteção do Patrimônio contra Cupins
A descupinização em igrejas histórias preserva a segurança dos visitantes
O acidente na Igreja de São Francisco de Assis, em Salvador, foi chocante para os turistas e moradores do local, pois ocasionou seis vítimas, sendo uma fatal. Conhecida como “Igreja do Ouro”, o local se transformou num cenário trágico pelo desabamento do teto que, segundo as autoridades, foi causado pela infestação de cupins e pela falta de manutenção adequada. Tais fatores reforçam a necessidade da descupinização em igrejas históricas com empresas especializadas.
O processo de controle de pragas em patrimônios históricos exige o acompanhamento de profissionais qualificados, pois as estruturas desses espaços são delicadas e não podem receber qualquer tipo de produto. A assistência pontual na descupinização em igrejas históricas permite localizar os focos dos cupins e tratar a área com medidas assertivas para garantir a segurança do espaço e dos visitantes.
O cupim de madeira seca é uma das espécies contidas na descupinização em igrejas históricas
As igrejas antigas possuem estruturas de madeira que, se não tratadas corretamente, podem atrair o cupim de madeira seca. O nome dessa espécie está associado aos seus hábitos, pois a madeira contém celulose e esse é um importante componente para a alimentação dos cupins. Dessa forma, os santuários se tornam um alvo sem a descupinização de igrejas históricas.

Entenda como funciona a descupinização em igrejas históricas
A inspeção do ambiente é o primeiro passo para identificar a presença de cupins, avaliar o nível da infestação e verificar quais pontos críticos demandam maior atenção. O diagnóstico completo permite que a equipe de descupinização em igrejas históricas elabore um plano de ação adequado, que abrange:
- Produtos de qualidade, selecionados para preservar a integridade da estrutura;
- Estratégias ambientalmente responsáveis, que garantem segurança para o ambiente e visitantes;
- Acompanhamento especializado, com profissionais capacitados para lidar com monumentos históricos;
- Monitoramento constante, essencial para evitar a reincidência da infestação.
As medidas adotadas na descupinização em igrejas históricas mudam conforme as características do ambiente e, por isso, exigem uma metodologia direcionada. Em monumentos antigos, o serviço profissional é essencial para o atendimento e se adapta às condições do local, para evitar problemas a longo prazo como prejuízos estruturais e financeiros.
Fale com a Bio Control Uniprag para realizar a descupinização em igrejas históricas
O suporte de uma empresa com ampla expertise e conhecimento na área é essencial para eliminar as colônias de cupins antes que elas se transformem em um verdadeiro pesadelo. A Bio Control Uniprag possui um time preparado para efetuar a descupinização em igrejas históricas com total responsabilidade, para manter a segurança e beleza do ambiente.Entre em contato e solicite um orçamento.