Bahia:
Fale Conosco!

Limpeza Reservatório de Água - Salvador - Bahia

Limpeza Reservatório de Água

Higienização de reservatório em Salvador – Bahia

Esquecido por muitos, esse essencial serviço poderia ser ainda mais comprometido não fosse as campanhas de conscientização e as periódicas cobranças dos órgãos fiscalizadores, principalmente da vigilância sanitária.

E sem querer diminuir a responsabilidade de quem o esquece, há algo interessante a se pensar:

Não há acesso visual as cisternas e caixas d´água, e excetuando-se as empresas e condomínios, dificilmente há um controle efetivo sobre o intervalo mínimo para as ações de higienização dos reservatórios.

Sinais de que está na hora da limpeza de caixa d’água

Nem sempre é necessário esperar 6 meses para realizar a limpeza de caixa d’água. Isso porque, no decorrer do tempo, podem ocorrer problemas com a água. E como perceber isso?

Geralmente quando a água está insalubre e é prejudicial à saúde, ela muda o seu sabor ou cor. Isso é facilmente notado. Isso acontece porque podem cair folhas, insetos, poeiras e outras sujeiras no reservatório. Ou até mesmo a água pode vir da central de abastecimento desta forma.

A falta de limpeza de caixa d’água também pode originar uma água de baixa qualidade.

A limpeza de caixa d’água evita o abrigo dos mosquitos da dengue

A limpeza de caixa d’água é uma forma de prevenir a dengue. Isso porque este recipiente é um foco para a proliferação dos mosquitos da dengue. O Aedes aegypti escolhe locais com água parada para depositar seus ovos. Geralmente colocam os ovos nas paredes da caixa d’água, já que existe uma fase do ciclo de vida na água, a fase larval.

Qual é a responsabilidade do síndico sobre a limpeza de caixa d’água?

O síndico é responsável por zelar pela segurança do condômino. Por este motivo, ele pode ser acionado até judicialmente se ocorrer algum problema com a qualidade da água do condomínio.

Não arrisque! Se você for administrador de um condomínio, siga a recomendação dos especialistas: a limpeza de caixa d’água deve ser realizada 2 vezes por ano. Não realize a limpeza sozinho ou deixe pessoas leigas responsáveis pela tarefa.

Limpeza Reservatório de Água - Salvador - Bahia
Limpeza Reservatório de Água - Salvador - Bahia

Metodologia para Limpeza Reservatório de Água

Limpeza e desinfecção de teto, parede e piso com jateamento d’água (alta pressão), ou escovação em nylon, caso a estrutura do reservatório tratado não permita o procedimento anterior.

Esgotamento da água utilizada na limpeza, através de bombas submersas para remoção da lama, lodo e detritos resultantes da higienização.
Desinfecção das estruturas a base de hipoclorito a 10 ppm.

PROCEDIMENTO OPERACIONAL:

  • Isolamento de toda área alvo do tratamento.
  • Instalação de extensões, iluminação, bombas submersas e lava jato, obedecendo critérios de segurança do trabalho.
  • Avaliação e instalação de dutos para escoamento d’água.
  • Instalação de escada tipo Marinheiro.
  • Início das rotinas de higienização.
  • Avaliação da capacidade de absorção da rede de esgotamento, a partir do transporte de água limpa ou suja dos reservatórios.

IMPORTANTE:

1- Na data da execução do serviço, é necessário que os reservatórios estejam praticamente vazios, para tal, deve-se fechar a entrada d’água com pelo menos 24 horas de antecedência e realizar um eficiente acompanhamento do nível d’água, mantendo-o com aproximadamente 20 cm de altura em relação ao piso da caixa (um pouco acima do tornozelo).

2- Solicitamos o acompanhamento de uma pessoa responsável pela manutenção, para a realização de abertura e fechamento de registros hidráulicos, desativação e acionamento de mecanismos elétricos.

OBS.: TODOS OS NOSSOS TÉCNICOS POSSUEM O CURSO DE NR-33 (ESPAÇO CONFINADO) E NR-35 (TRABALHO EM ALTURA).

ITENS NÃO ORÇADOS:

  • Locação e/ou disponibilização de ambulância, unidade veicular de apoio a saúde, paramédicos, e suporte de socorro de quaisquer naturezas.
  • Análise Bacteriológica e Físico / Química.
  • Locação e/ou disponibilização de andaimes, plataformas ou guindastes de quaisquer formas e/ou natureza.
  • Locação e/ou disponibilização de recursos humanos e materiais não necessários a atividade de limpar e desinfetar reservas de água potável.
  • Exigências com cursos ou certificações específicas aos colabores, além das NR33 e NR35, afora evidentemente os cursos e orientações internos, voltados a qualificar o profissional de limpeza.
  • Equipe de resgate, busca e salvamento de qualquer natureza e para qualquer fim.
  • Disponibilização de itens de socorro e resgate como: Balão de oxigênio, maca, prancha, colar cervical, entre outros.
    Formação especifica de apólice de seguro voltada ao serviço em questão

USO DE EPIS:

  • Bota (sete léguas);
  • Bota (segurança);
  • Capacete;
  • Respirador Facial;
  • Óculos (Ampla visão);
  • Protetor auricular;
  • Cinto de segurança (Paraquedas);
  • Luvas (PVC)
Limpeza Reservatório de Água - Salvador - Bahia

Solicite orçamento para o Limpeza Reservatório de Água – Salvador – Bahia

Se você necessita do serviço de Limpeza Reservatório de Água – Salvador – Bahia entre em contato com a Bio Control Uniprag na Bahia.

Estaremos prontos para a realização de um serviço de excelência para acabar com os riscos causados pela falta de higienização. Conte conosco e solicite já um orçamento!

Limpeza Reservatório de Água - Salvador - Bahia
Limpeza Reservatório de Água - Salvador - Bahia

A importância da higienização de caixa d’água

Instalações comerciais que possuem caixa d’água encontrarão agentes contaminantes ao longo do tempo. Insetos, mofo, sujeira, poeira e tudo o mais pode comprometer a qualidade da água utilizada pelos indivíduos que trabalham no local. Para evitar problemas, é necessária a contratação de serviços de limpeza de caixa d’água de forma periódica.

A equipe que realiza a atividade de limpeza de caixa d’água remove os resíduos contidos no recipiente, faz a higienização e desinfecção do recipiente, renova a água e testa a qualidade da nova água. Mesmo sem abertura nenhuma, a caixa d’água pode conter lodo, matéria orgânica e agentes contaminantes que vêm da própria água que chega da rede de abastecimento.

 

Confira as doenças mais comuns pela falta da limpeza de caixa d’água

1) Dengue

O mosquito Aedes aegypti, contaminado com o vírus da dengue, procura locais com água parada e limpa para completar o seu ciclo de reprodução.

Ou seja, a caixa d’água é perfeita. Isso porque o mosquito deposita seus ovos na parede do recipiente, perto da lâmina d’água. Essa estratégia é realizada porque a próxima fase do mosquito é a fase larval, que necessita de água para se desenvolver.

2) Hepatite A

A Hepatite A é uma inflamação que ataca o fígado. A doença é causada pelo vírus VHA. A maioria dos casos é curado de maneira espontânea. A transmissão se completa através de água contaminada.

O vírus da Hepatite A altamente resistente, sobrevivendo por até 4 horas na pele do indivíduo.

Os sintomas da hepatite A são: fadiga, febre baixa, dor de cabeça, dor nas articulações, perda de apetite, mal-estar, coceira, urina escura, fezes pálidas.

3) Giardíase

A Giardíase é uma doença inflamatória que ataca o intestino. Ela é causada pelo protozoário Giardia lamblia. A enfermidade é transmitida após beber água contaminada, esta é a maneira mais comum de se contrair a doença.

No caso da caixa d’água, a contaminação pode chegar através de excrementos de animais e insetos. Por isso a limpeza de caixa d’água é importante para evitar a entrada de pragas dentro dela.

Os sintomas da Giardíase são: cólicas abdominais, náuseas, diarreia aquosa e gases.

4) Gastroenterite

A Gastroenterite é uma doença inflamatória que atinge o sistema gastrointestinal. Ela é provocada por diversos microrganismos, dentre eles: vírus, bactérias, parasitas. Uma bactéria comum que causa gastroenterite é a Salmonela.

A água contaminada com microrganismos pode vir de insetos e animais que entram dentro da caixa d’água, como no caso da Giardíase. A equipe que realiza o serviço de limpeza de caixa d’água retira os insetos e renova a água do recipiente.

Os sintomas da Gastroenterite são: dor no abdômen e no reto, diarreia, inchaço, vômito, calafrios, desidratação, perda de apetite, sede excessiva, suor, tontura.

5) Amebíase

A amebíase é uma doença infecciosa que ataca o intestino. Seu agente patógeno é uma ameba chamada Entamoeba histolytica. A matéria fecal de insetos e animais que é responsável por contaminar a água da caixa d’água.

A limpeza de caixa d’água garante a qualidade da água não apenas através da higienização, mas também da desinfecção do recipiente. Assim, elimina microrganismos como a ameba que pode ter se instalado através de insetos e animais intrusos.

Os sintomas da Amebíase são: dor no abdômen, fezes pastosas, cansaço, gases, dor retal, perda de peso, febre, vômitos.

Controle de Carrapatos - Salvador - Bahia

 Carrapatos

Os animais de estimação pegam os carrapatos através de contato com grama e matas em seus passeios na rua e através do convívio com outros animais contaminados com os parasitas. Alguns carrapatos passam longos tempos em seu hospedeiros.

Já outros, apenas se alojam em suas vítimas para alimentação e permanecem no ambiente – que pode ser a sua casa!

Conheça alguns serviços Higienização, Manejo e Controle de Pragas:

Controle de Carrapatos - Salvador - Bahia

BIOCONTROL UNIPRAG – Controle de Carrapatos – Salvador – Bahia

Em 2002 quando iniciamos nossas atividades, existia uma forte concorrência no mercado de controle de pragas ou “dedetizadoras em Salvador” como todos conhecem. A Bio Control surgiu através da experiência profissional do Biólogo Luiz Oliveira, depois de ter atuado 17 anos no mesmo segmento de mercado no Rio de Janeiro.

Nestes 14 anos de atuação a Bio Control tem alcançado resultados expressivos e o reconhecimento do mercado da Bahia como empresa de “Controle de Pragas” que tem ética em seus relacionamentos tanto como com seus clientes, colaboradores e fornecedores. Temos em torno de 15.000 clientes cadastrados, sendo destes quase 7.000 que executaram serviços conosco.

Em 2011 a Bio Control se engajou em um inovador projeto, cujo objetivo era expandir sua atuação em âmbito nacional, mantendo-se o compromisso com um nível de qualidade superior na prestação de serviços.

A partir de agora, a Bio Control se torna uma empresa da Rede Uniprag e passa a se chamar Bio Control Uniprag, de modo que ampliou em nível nacional a sua área de abrangência.
Acesse: www.uniprag.com.br

CLOSE
CLOSE