Solicite uma Cotação para Dedetização:

Descupinização de Museus: Protegendo o Patrimônio Cultural contra Cupins

A falta de descupinização de museus pode destruir obras antigas

Os cupins causam inúmeros problemas nas cidades, mesmo que eles não sejam uma ameaça direta para a saúde. Pequenos e ágeis, esses insetos se alimentam de qualquer material que contém celulose, um componente essencial para o seu ciclo de vida. A madeira é a principal fonte de nutrição e isso pode prejudicar as peças históricas, especialmente quando não há a descupinização de museus com frequência.

A infestação de cupins de madeira seca ou de cupins subterrâneos pode afetar galerias de obras de arte, objetos e móveis antigos, entre outros objetos de arte que fazem parte da história brasileira. O risco de infestação é muito maior sem a descupinização de museus, pois os cupins se alimentam de peças de madeira e geram danos que, em alguns casos, podem ser irreparáveis.

A descupinização de museus é essencial para a gestão do local

O controle de pragas urbanas é uma técnica fundamental que permite a aplicação em qualquer local atingido pela infestação. Desse modo, a descupinização de museus é essencial para preservar o patrimônio e deve fazer parte das medidas de manutenção desses espaços.

Além de manter as obras livres de colônias de cupins que prejudicam a sua integridade, a descupinização de museus também evita eventuais acidentes. Ao localizar e conter a infestação, é possível preservar os telhados e revestimentos de madeira no teto contra o risco de desabamento. 

Descupinização de Museus: Protegendo o Patrimônio Cultural contra Cupins
Foto: aukid/Freepik

Os tratamentos de controle de cupins em museus eliminam as colônias sem agredir as peças

As abordagens utilizadas pela empresa especializada no controle de cupins seguem as diretrizes que prezam pela segurança ambiental. Desse modo, todos os produtos possuem selo de regularidade da ANVISA e se destacam pela eficiência na descupinização de museus.

Os tratamentos mudam conforme o nível do problema, o tipo de cupim ativo no ambiente e a dificuldade de acesso. Entretanto, as técnicas acompanham a supervisão de um time especializado que mantém a atenção durante todo o atendimento. Assim, a descupinização em museus entrega qualidade sem afetar a integridade das peças e do patrimônio histórico.

A Bio Control Uniprag está pronta para realizar a descupinização de museus

Quanto mais rápido a equipe identificar a infestação, menor é o risco de danos permanentes às peças. Por isso, saiba que você pode contar com a Bio Control Uniprag para realizar a descupinização de museus ao primeiro sinal de problemas. Entre em contato, saiba mais informações e solicite o seu orçamento.

5/5 - (1 voto)

Dedetização em Salvador Bahia – Fique por dentro das novidades

Confira dicas, notícias e curiosidades

WhatsApp
Entre em contato