Saiba quais são as 3 espécies de ratos mais comuns

Conheça as espécies de ratos consideradas como pragas urbanas

Saiba quais são as 3 espécies de ratos mais comuns
Foto: Agência Digital Space

 

1) Ratazanas (Rattus norvegicus)

As ratazanas são conhecidas como ratos de esgoto, que é o local onde são encontradas. É a maior, em relação ao comprimento, das espécies de ratos. Elas são ágeis, espertas, possuem ótima audição e são sensíveis ao ultrassom. Essa praga é de difícil combate porque elas percebem rapidinho quando há mudanças no ambiente em que se abrigam.

Procuram locais com calor, umidade e escuridão para se abrigarem e formarem os ninhos. Se alimentam preferencialmente de sementes e grãos, mas na ausência destes, elas podem comer outro tipo de comida e resíduos orgânicos.

Como as outras pragas, transmitem doenças como leptospirose, tuberculose, hantavirose, entre outras. As ratazanas podem entrar através de tubulações e ralos para dentro de casa e demais ambientes externos.

2) Ratos de Telhado (Rattus rattus)

Os ratos de telhado ou ratos pretos são exímios escaladores. Eles são encontrados em locais altos como telhados. Como os outros, possuem hábitos noturnos. Essa espécie de rato vive em grupo. Alimentam-se de legumes, raízes e pequenos insetos.
Os ratos de telhado oferecem riscos através da propagação de doenças e de sujeiras. Seu corpo fica completamente cheio de microrganismos nocivos ao homem, já que ele anda em locais altamente contaminados

Essa espécie de rato desce para o solo apenas para buscar alimento. Como as ratazanas, são animais de difícil controle pois percebem mudanças no ambiente em que vivem.

3) Camundongo (mus musculus)

É a menor entre as espécies de ratos. O camundongo é um animal veloz e agitado. Diferente dos outros, ele cria seu ninho dentro de casas e outros locais internos. Eles podem visitar cerca de 30 locais a procura de alimento.

Essa espécie, apesar de ser considerada uma praga urbana selvagem, pode ser domesticada. Porém deve-se ter cuidado ao ter animais de estimação como os ratos, já que eles podem transmitir cerca de 50 doenças ao homem.

Utiliza o olfato para detectar predadores e nutrientes, além de analisar diversos comportamentos com este sentido. Possui a visão ruim e não distingue as cores. Têm medo de ratazanas, pois servem de alimentos para elas.

A Bio Control Uniprag é a empresa que vai ajudá-lo a se livrar do problema com os ratos. Essas informações sobre cada espécie e como controlá-las de modo eficiente é necessária para a aplicação do método adequado de desratização. Entre em contato conosco e solicite um orçamento online!