Controle de caramujo gigante africano na Bahia

Controle de caramujo é importante para evitar doenças

Controle de Caramujos

O controle de caramujo gigante africano é uma atividade essencial para evitar a alta proliferação desses animais. Eles vieram da África e foram disseminados para outros países, inclusive o Brasil. Foram trazidos para substituir os escargot, mas como não foi possível, eles foram soltos na natureza.

A espécie introduzida no Brasil tem um grande poder invasor. Por isso, essa espécie se proliferou em quase todos os estados do país. Alguns deles são Bahia, Amazonas, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. Ela é considerada uma das 100 piores espécies de acordo com a UICN (União para Conservação da Natureza).

A partir dos danos e riscos causados pelos moluscos, o controle de caramujo se fez necessário. Porém, ele não é uma praga urbana que deve ser eliminada de qualquer jeito. Por isso é importante contar com técnicos que vão ajudá-lo nessa tarefa. Eles utilizam produtos específicos e devem se proteger com EPIs (equipamentos de proteção individual).

6 curiosidades sobre os caramujos

1. O caramujo possui uma concha que pode chegar até 15 cm de comprimento. Ela tem tons marrom claro a escuro e após a morte do animal esse elemento fica desbotado;

2. Nas estações chuvosas a proliferação dos caramujos aumenta ainda mais, sua maturidade sexual chega em 5 meses. Além disso eles são hermafroditas, o que facilita a reprodução.

3. O controle de caramujo é importante porque os animais fazem sua postura de ovos 4 vezes por ano e podem depositar até 400 ovos por postura. Ou seja, a população dos moluscos aumenta consideravelmente.

4. O caramujo alimenta-se de folhas, cascas, frutos e flores. Porém, na ausência desses elementos, podem até praticar o canibalismo.

5. Os caramujos podem viver até 9 anos. Quando você perceber uma infestação, não hesite em realizar o controle de caramujos o quanto antes!

6. Suas conchas viradas podem virar até criadouro de mosquitos da dengue. Os caramujos podem originar até outras pragas urbanas como os mosquitos.

Doenças causadas pelos caramujos

Os corpos ou as secreções dos caramujos encontradas em verduras e legumes podem causar grandes problemas para o organismo humano. É questão de saúde pública realizar o controle de caramujos. Algumas doenças causadas por essa praga são:

• esquistossomose;
• meningite eosinofílica;
• angiostrongilíase;
• entre outras.

Solicite orçamento para o controle de caramujos na Bahia

Se você necessita realizar o controle de caramujos na Bahia, conte com a Bio Control Uniprag. A Bahia é um dos estados que mais possui o molusco e eles podem causar diversas doenças, principalmente em crianças, que são mais vulneráveis. Solicite já um orçamento conosco!

Avaliação

LIGUE PARA A UNIPRAG MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ

Ou envie-nos uma mensagem pelo formulário abaixo:





Pin It on Pinterest

Share This