Solicite uma Cotação para Dedetização:

Conservação de Acervos e Estruturas: A Importância da Descupinização em Museus

A descupinização em museus é essencial para evitar dores de cabeça

Quando se fala de pragas urbanas, é comum lembrar apenas daquelas que ameaçam a saúde. Entretanto, os cupins fazem parte do grupo, mas se destacam pelos transtornos que causam aos espaços. Em acervos que guardam a história viva do Brasil, esses pequenos insetos se tornam um problema direto ao material armazenado e à estrutura do ambiente sem a descupinização em museus.

A climatização é um cuidado essencial na conservação desses espaços, mas outras medidas também fazem parte do protocolo de manutenção. Negligenciar a descupinização em museus, entretanto, aumenta os riscos de danos irreparáveis a obras de arte, livros raros e móveis antigos. Além disso, a possibilidade de problemas estruturais no imóvel pode impactar diretamente nas visitas diárias.

Por que a descupinização em museus é necessária?

Os cupins se alimentam de celulose, um componente encontrado em diversos materiais de origem vegetal e animal. A madeira é a principal fonte de celulose, mas é possível encontrá-la em papéis e em alguns tecidos. Desse modo, os museus se tornam um local perfeito para a reprodução dos cupins, que se alimentam do acervo e também da estrutura do local, que, em alguns casos, possui anos de existência.

Por conta disso, a descupinização em museus é uma prática fundamental, que ajuda a preservar a integridade das peças e do ambiente contra os danos agressivos dos cupins de madeira seca ou cupins subterrâneos. As estratégias aplicadas por uma equipe experiente e qualificada ajudam a:

  • Proteger os acervos históricos;
  • Preservar o valor histórico e cultural do acervo;
  • Evitar danos à estrutura do ambiente;
  • Evitar desabamento do teto e outros revestimentos;
  • Garantir a continuidade da exposição do acervo com segurança.

Conservação de Acervos e Estruturas: A Importância da Descupinização em Museus
Foto: pk789/Freepik

Conte com a Bio Control Uniprag na descupinização em museus

Realizar o controle de cupins também significa economia a longo prazo, pois evita atendimentos emergenciais que geram gastos repentinos. Ou seja, a descupinização em museus é a melhor escolha para manter as pragas longe e preservar o espaço. Fale com a equipe da Bio Control Uniprag, saiba mais informações sobre o serviço e agende um horário com especialistas no assunto.

5/5 - (1 voto)

Dedetização em Salvador Bahia – Fique por dentro das novidades

Confira dicas, notícias e curiosidades

WhatsApp
Entre em contato