BioControl contato

Salvador - Bahia:

Clique aqui para ligar: (71) 3283-4200

As doenças mais perigosas do mundo estão sendo transmitidas através das picadas dos mosquitos

Os mosquitos são os animais mais mortais do mundo

Você sabia que os mosquitos são responsáveis por matar cerca de milhões de seres humanos no mundo todo? Isso porque os mosquitos são insetos pequenos, se reproduzem com velocidade e são vetores de doenças como dengue, malária, zika, chikungunya, entre outras.

Todos esses fatores fazem dos mosquitos inimigos perigosíssimos

A maioria das doenças transmitidas por mosquitos são disseminadas em continentes tropicais e subtropicais, como América do Sul e África. Como sabemos, são países considerados integrantes do bloco do terceiro mundo.

Assim, muitas dessas mortes acontecem por falta de tratamento e informação sobre a prevenção. Por este motivo é importante ter informações sobre as doenças mais comuns, como preveni-las e tratá-las.

Conheça as 5 doenças mais preocupantes transmitidas por mosquitos

1) DENGUE

Descrição da doença: A dengue é uma das doenças mais conhecidas no Brasil. Isso porque o país já enfrentou inúmeros surtos que são divulgados sem cessar no verão pelo Ministério da Saúde.

A doença é transmitida pelo mosquito da dengue, que possui nome científico de Aedes aegypti. Seus sintomas são febre alta, dores musculares e articulares, mal-estar, cansaço, tremor, suor, dor de cabeça.

Tratamento: O tratamento serve apenas como paliativo para os sintomas, já que a doença se cura naturalmente. É realizado através de hidratação e analgésicos.

Prevenção: Vacina e controle do mosquito.

[kkstarratings]

2) MALÁRIA

Descrição da doença: A malária causa a destruição das hemácias. Elas são responsáveis pelo transporte de oxigênio pelo corpo todo. Com hemácias baixas o corpo fica anêmico.

O transmissor da doença é o mosquito Anopheles. Os sintomas iniciais da malária são: dor nas articulações, dor de cabeça, febre, mal-estar, náusea e vômitos, falta de apetite, tontura. Em casos mais avançados, os sintomas são piores como: problemas para respirar, insuficiência dos rins, icterícia, fraqueza forte, pressão baixa e convulsão.

Tratamento: Remédios contra parasitas e para melhorar os sintomas adicionais como analgésicos.

Prevenção: Remédios preventivos antimaláricos e controle de mosquito.

3) ZIKA

Descrição da doença: A Zika foi descoberta no Brasil pela primeira vez em 2015. Antes ela estava presente no continente Africano. Tem esse nome por conta de uma floresta de Uganda. A forma mais severa da doença pode evoluir para o óbito. Porém, grande parte dos infectados se cura sozinha. O problema da Zika, que ainda não foi comprovado, é que pode causar microcefalia em bebês. O mosquito transmissor é o Aedes aegypti.

Tratamento: Remédios para aliviar os sintomas, repouso e hidratação.

Prevenção: Não há medicamentos e nem vacina específicos. A prevenção é apenas o controle do mosquito.

4) FEBRE AMARELA

Descrição da doença: A febre amarela, junto com a dengue, é uma das doenças mais famosas no Brasil. Ela é chamada assim pois um dos sintomas é a icterícia, que é quando os olhos e a pele da vítima ficam amarelos.

O mosquito transmissor é o Aedes aegypti. Os sintomas da Febre Amarela são: dores no corpo, calafrio, mal-estar, fraqueza, náusea e vômito, sangramento, alucinações, pele e olhos amarelados.

Tratamento: Como a Zika, não existe tratamento específico para a doença. O que deve ser feito é reidratação e remédios para aliviar os sintomas.

Prevenção: O controle do mosquito e a vacina são as melhores formas de evitar a disseminação da Febre Amarela.

5) VÍRUS DO NILO OCIDENTAL

Descrição da doença: É uma infecção viral que pode causar encefalite grave. Os sintomas variam de leve a graves. Estas formas mais severas têm maior ocorrência entre idosos e crianças. Por esse motivo é importante prevenir.

O agente de transmissão é o mosquito Culex. Os sintomas da doença são: febre, fraqueza, dor no estômago, náusea e vômitos, rigidez na nuca, mal-estar.

Tratamento: Não existe tratamento específico para o vírus do nilo ocidental. Os remédios utilizados são para aliviar os sintomas.

Prevenção: Controle dos mosquitos.

Viu com você não pode ignorar esses seres tão pequenos como os mosquitos? Além dessas doenças, eles possuem uma infinidade de outras que possuem sintomas que variam entre leves a graves.

É importante efetuar o controle de mosquitos para melhorar a saúde do seu ambiente. Não é apenas o barulho deles que atrapalha, pense sempre nisso!