A limpeza de caixa d’água evita doenças sérias
A falta de limpeza de caixa d’água impacta na qualidade da água consumida
A limpeza de caixa d’água é uma atividade semestral que serve para proteger a saúde dos usuários da água lá armazenada. Problemas de contaminação da água podem gerar inúmeros distúrbios gastrointestinais que afetam a saúde dos indivíduos.
Algumas enfermidades são leves, já outras mais graves. É importante conhecer cada uma delas para ajudar na identificação para a realização do tratamento.
Confira as doenças mais comuns pela falta da limpeza de caixa d’água

1) Dengue
O mosquito Aedes aegypti, contaminado com o vírus da dengue, procura locais com água parada e limpa para completar o seu ciclo de reprodução.
Ou seja, a caixa d’água é perfeita. Isso porque o mosquito deposita seus ovos na parede do recipiente, perto da lâmina d’água. Essa estratégia é realizada porque a próxima fase do mosquito é a fase larval, que necessita de água para se desenvolver.
De picada em picada, acaba ocorrendo um surto da doença no local. A limpeza de caixa d’água é um serviço que ajuda a inspecionar esta invasão.
O sintomas da dengue são: febre alta, dores nos músculos e articulações, erupções cutâneas, cansaço, mal-estar, tremor, suor, perda de apetite, dor de cabeça, náusea, manchas vermelhas pelo corpo.
2) Hepatite A
A Hepatite A é uma inflamação que ataca o fígado. A doença é causada pelo vírus VHA. A maioria dos casos é curado de maneira espontânea. A transmissão se completa através de água contaminada.
O vírus da Hepatite A altamente resistente, sobrevivendo por até 4 horas na pele do indivíduo.
Os sintomas da hepatite A são: fadiga, febre baixa, dor de cabeça, dor nas articulações, perda de apetite, mal-estar, coceira, urina escura, fezes pálidas.
3) Giardíase
A Giardíase é uma doença inflamatória que ataca o intestino. Ela é causada pelo protozoário Giardia lamblia. A enfermidade é transmitida após beber água contaminada, esta é a maneira mais comum de se contrair a doença.
No caso da caixa d’água, a contaminação pode chegar através de excrementos de animais e insetos. Por isso a limpeza de caixa d’água é importante para evitar a entrada de pragas dentro dela.
Os sintomas da Giardíase são: cólicas abdominais, náuseas, diarréia aquosa e gases.
4) Gastroenterite
A Gastroenterite é uma doença inflamatória que atinge o sistema gastrointestinal. Ela é provocada por diversos microrganismos, dentre eles: vírus, bactérias, parasitas. Uma bactéria comum que causa gastroenterite é a Salmonella.
A água contaminada com microrganismos pode vir de insetos e animais que entram dentro da caixa d’água, como no caso da Giardíase. A equipe que realiza o serviço de limpeza de caixa d’água retira os insetos e renova a água do recipiente.
Os sintomas da Gastroenterite são: dor no abdômen e no reto, diarreia, inchaço, vômito, calafrios, desidratação, perda de apetite, sede excessiva, suor, tontura.
5) Amebíase
A amebíase é uma doença infecciosa que ataca o intestino. Seu agente patógeno é uma ameba chamada Entamoeba histolytica. A matéria fecal de insetos e animais que é responsável por contaminar a água da caixa d’água.
A limpeza de caixa d’água garante a qualidade da água não apenas através da higienização, mas também da desinfecção do recipiente. Assim, elimina microrganismos como a ameba que pode ter se instalado através de insetos e animais intrusos.
Os sintomas da Amebíase são: dor no abdômen, fezes pastosas, cansaço, gases, dor retal, perda de peso, febre, vômitos.