Salvador - Bahia:
Clique aqui para ligar: (71) 3283-4200
Salvador - Bahia:
Clique aqui para ligar: (71) 3283-4200
Doenças das fezes das baratas: veja quais são e como se proteger delas
As doenças das fezes das baratas ameaçam a segurança de todos que convivem no ambiente
Estar no mesmo local que as pragas urbanas não é nada agradável, especialmente quando se trata de baratas. Incômodas e perigosas, esses pequenos insetos são um verdadeiro problema por onde passam e despertam o pânico nas pessoas. As doenças das fezes das baratas são o principal motivo.
Os excrementos desses insetos, quando entram em contato com água ou alimentos, contaminam os produtos com patógenos perigosos à saúde. Eles são responsáveis pela disseminação de doenças perigosas, cuja lista é gigantesca. Por isso, separamos neste artigo as principais doenças das fezes das baratas que você precisa conhecer para se proteger melhor.
4 doenças das fezes das baratas comuns nos centros urbanos
1. Hepatite A
Tipo de doença viral que prejudica o fígado e a transmissão acontece via fecal-oral, que é quando ocorre o contato direto entre as fezes e a boca. É transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados pelas fezes das baratas.
SINTOMAS: náuseas, vômitos, febre e dor abdominal.
PREVENÇÃO: manter a vacina contra Hepatite A em dia, lavar as mãos após utilizar o banheiro, higienizar os alimentos antes de consumi-los e armazenar corretamente os mantimentos.
2. Febre tifoide
Enfermidade causada pela Salmonella enterica sorotipo Typhi, que possui distribuição mundial. A febre tifoide exige tratamento médico imediato, pois pode ser fatal. Também é uma das doenças transmitidas pelas fezes das baratas.
SINTOMAS: febre alta, dor de cabeça, náuseas e vômitos, diarreia e erupções cutâneas.
PREVENÇÃO: armazenar os alimentos com atenção, limpar as despensas, não consumir produtos sem higienizá-los e sempre lavar as mãos com água e sabão antes de levá-las à boca.
3. Salmonelose
Doença infecciosa causada pela Salmonella, uma bactéria encontrada nas fezes das baratas que pode causar diversas complicações intestinais nas pessoas. A ingestão de água e alimentos contaminados pelo patógeno é a causa da transmissão.
SINTOMAS: febre, dor abdominal, dor de cabeça, perda de apetite e diarreia.
PREVENÇÃO: higienizar as mãos com frequência, reforçar a limpeza e desinfecção do espaço, cuidar do armazenamento de alimentos e evitar contato com água não potável.
4. Gastroenterite
Enfermidade de caráter infeccioso que atinge o estômago e o intestino das pessoas. A gastroenterite pode ser viral ou bacteriana, e as baratas são um importante vetor dessa doença, que desencadeia forte dor abdominal nas vítimas.
SINTOMAS: diarreia com ou sem sangue nas fezes, náuseas e vômitos, febre, dor abdominal severa e fadiga.
PREVENÇÃO: manter uma boa higiene pessoal e alimentar, lavar as mãos regularmente, evitar o consumo de alimentos e água contaminados, e manter a área da cozinha e despensas sempre limpas e desinfetadas.
.
Não deixe também de fazer a dedetização para evitar problemas com as doenças das fezes das baratas
A inspeção profissional regular é uma das medidas essenciais de proteção contra as enfermidades, pois ajuda no controle eficiente das colônias para evitar a disseminação de doenças das fezes das baratas. A Bio Control Uniprag está aqui para te ajudar nisso. Entre em contato conosco para saber mais informações e solicite o seu orçamento.