BioControl contato

Salvador - Bahia:

Clique aqui para ligar: (71) 3283-4200

Conheça melhor a nova praga que ameaça o cacau baiano

Pesquisadores do Ministério da Agricultura, da Ceplac e alguns estrangeiros seguem estudando intensamente a praga e fornecem orientação aos produtores para como prevenir a doença. 

A monilíase é causada pelo fungo Moniliophthora roreri, que infecta os frutos do cacaueiro em qualquer estado de desenvolvimento, principalmente aqueles com até 90 dias. O Moniliophthora roreri já está presente em pelo menos quatro países da America Latina, além de países da América Central, e surge como ameaça de introdução no Brasil.

“Fatores climáticos favorecem a dispersão do patógeno nas regiões mais quentes e úmidas. Um fruto infectado pode produzir sete bilhões de esporos. O vento é o principal vetor de disseminação.” Trata-se de esporos que podem ser trazidos presos em roupas, calçados ou mesmo na pele de pessoas que tenha tido contato com cacaueiros infectados, o que torna favorável o risco de disseminação.

O trabalho de prevenção à moníliase do cacaueiro é realizado na Ceplac desde 2007 e conta com várias ações por meio de cursos e visitas técnicas. Porém, a previsão é que a partir dos próximos dias seja intensificada uma campanha de prevenção.

Fonte

Problemas com o controle de pragas?

[kkstarratings]